quarta-feira, 15 de abril de 2009

Plano de Ensino, Comentário 03/04 e Plano de aula 1.

PLANO DE ENSINO
Nome da disciplina: Forró “ Passos mágicos, movimentos diferenciados ”
Grupo, série ou ciclo: Regular, EJA e Normal.
Ano, semestre: 1º Semestre de 2009.
Número de aulas: 8 aulas.
Período: 17/04/09 á 19/06/09.
Professores: Carla Silva.
Maria Aparecida.
Ueliton José.


OBJETIVO GERAL DA OFICINA

Discutir a dança em uma abordagem histórica e cultural analisando as técnicas desta dança de forma que no final da oficina os alunos possam fazer uma apresentação com a coreografia construída por eles.


JUSTIFICATIVA

Um trabalho a ser desenvolvido na escola pela disciplina de Educação Física, principalmente quando se trata desta disciplina que historicamente persegue sua autonomia pedagógica, a sua identidade fugindo da discriminação e da desinformação por parte de vários âmbitos da escola e da sociedade.
O conteúdo a ser trabalhado neste semestre sintoniza-se com a visão de Educação Física traçada anteriormente. A dança considerada como linguagem social que permite a transmissão de sentimentos e emoções de características lúdicas e ritualísticas nas quais ocorriam manifestações de alegria, de sentimentos e de festividades vividas em diferentes esferas.


UNIDADE: FORRÓ.

Tema 1: Origem do forró
Tema 2: Diversas culturas do forró.
Tema 3: Desenvolvimento dos passos técnicos do forró.
Tema 4: Apresentação de uma aula prática.


TEMA 1: Origem do forró.

Objetivos específicos:

- Apresentar e discutir com os alunos sobre a origem do forró, onde surgiu, como surgiu, quando, etc.

- Fazer com que os alunos diferenciam os diversos ritmos como por exemplo, forró pé de serra, xote e outros.


TEMA 2: Diversas culturas do forró.

Objetivos específicos:

- Vivenciar com os alunos o forró tradicional e o forró moderno fazendo com que eles percebam as diferentes culturas.

- Problematizar o porquê de determinadas culturas serem mais vivenciadas do que as outras.


TEMA 3: Desenvolvimento dos passos técnicos do forró.

Objetivos específicos:

- Discutir com os alunos de que forma o forró é apresentado pelos diferentes meios de comunicação.

- Fazer com que eles reflitam sobre a banalização do corpo presente em alguns tipos de forró.


TEMA 4: Construindo a coreografia.

Objetivos específicos:

- Envolver a turma na construção de uma coreografia simples que envolva a escolha de uma música e figurino.


DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

Durante o 1º semestre de 2009 ( aulas previstas neste plano de ensino) serão utilizadas aulas expositivas e aulas práticas. Nas aulas expositivas iremos falar sobre o forró em um todo (origem, culturas, etc.) e nas aulas práticas iremos ensinar alguns passos do forró pra que na ultima aula os alunos possam construir uma coreografia para ser apresentada.


RECURSOS MATERIAIS

- Vídeo,
- Som,
- Figurino ( a combinar com os alunos).


AVALIAÇÃO

No ultimo dia de aula será realizada uma apresentação para os próprios e será discutido sobre o processo da apresentação da oficina do Forró. Nós professores iremos avaliar através da apresentação se conseguimos alcançar nosso objetivo e se os alunos tiveram um bom aproveitamento no decorrer de toda a oficina.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- www.forrozaria.hpg.ig.com.br/oforro/middle.htm acessado em 21/03/2009 às 09:00hs.
- http://pt.wikipedia.org/wiki/forr%c3%b3 acessado em 24/03/2009 às 15:53hs.
- NANNI, Dionísia. Dança educação: princípios métodos e técnicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint.2003.



COMENTÁRIO SOBRE A AULA DO DIA 03/04/2009

UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos
Faculdade de Educação e Saúde de Matozinhos – FESAM


AVALIAÇÃO DO GRUPO

DATA:03/04/2009
CONTEÚDO DA AULA:Forró “Passos Mágicos movimentos diferenciados”.

Relatório da aula do dia 03/04/ 2009 .

Conteúdo:Forró “Passos Mágicos movimentos diferenciados”
Tema: Apresentação da oficina para as turmas.

Ao chegarmos na escola dividimos em grupos e cada grupo passava em uma sala e divulgava sua oficina convidando os alunos para participarem. Ao falarmos sobre a nossa oficina ficamos surpresos pois vimos que havia um grande interesse dos alunos em participarem, falamos que a nossa oficina seria sobre o forró e que nela iríamos aprender um pouco mais sobre a origem do forró, culturas, alguns passos etc.. Depois de passarmos nas salas fomos para o pátio da escola aguardar os alunos para fazer as inscrições das oficinas, mais uma vez ficamos surpresos tivemos 18 inscritos e percebemos que será um grande desafio para nós do grupo mais que vamos fazer o melhor para conseguirmos alcançar nosso objetivo.


PLANO DE AULA 1

Escola: Bento Gonçalves.
Disciplina: Educação Física
Conteúdo: Forró
Tema: Origem do Forró
Aula: 1


1 - Objetivo

- Apresentar e discutir com os alunos através de um filme sobre a origem do forró, onde surgiu, como surgiu, quando, etc.

- Fazer com que os alunos diferenciam os diversos ritmos como por exemplo, forró pé de serra, xote e outros.


2 - Metodologia

- Ao iniciarmos a aula iremos fazer a dinâmica do nome para conhecermos os alunos, vamos fazer um circulo e cada aluno falará seu nome fazendo um gesto que dê certo com seu nome, todos repetem e assim por diante até chegar ao ultimo, logo depois iremos passar um filme relacionado a origem do forró e logo depois iremos fazer uma discursão sobre tudo que foi visto no decorrer do filme.


3 - Recursos materiais

- Televisão.
- DVD.
- Filme.


4 - Referências Bibliográficas


- www.forrozaria.hpg.ig.com.br/oforro/middle.htm acessado em 21/03/2009 às 09:00hs.
- http://pt.wikipedia.org/wiki/forr%c3%b3 acessado em 24/03/2009 às 15:53hs.
- NANNI, Dionísia. Dança educação: princípios métodos e técnicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint.2003.
- www.suapesquisa.com/musicacultura/forro.htm acessado em 28/03/2009 às 13:07hs.

























































Um comentário:

  1. Grupo especifique melhor quais os desafios que o grupo enfretará; por parte dos alunos? do conteúdo? A partir disso como vocês enquanto professores estão se preparando para lidar com "os desafios?"
    Vocês conseguiram verificar os espaços? Será possível ao diagnosticar o ambientes,os alunos,... manter a prosposta incial integralmente? Quais são as adaptações? Por que?

    ResponderExcluir